To Nowhere

Benefícios de Andar de Bicicleta

Benefícios de Andar de Bicicleta

Não é novidade que se exercitar trás uma série de benefícios para sua saúde.

Entretanto, há uma forma de praticar uma atividade física e trazer uma série de vantagens para o meio ambiente e até para seu bolso: pedalando!

Conheça quais são os benefícios de andar de Bicicleta

Compartilhe esse post com seu colega que prefere ir trabalhar de carro!

Benefícios para o Copo

Reduz o Peso

Por se tratar de uma atividade de alta intensidade, você irá estimular a perda de calorias e a queima de gordura do seu corpo com um metabolismo mais rápido e eficiente.

Fortalece a Massa Muscular

O esforço físico exigido no pedal ativa uma série de grupos musculares. Não só os da perna mas de quase todas as partes do corpo.

Benefícios para a Saúde

Reduz o Colesterol

O aumento do metabolismo acelera o consumo do colesterol ruim (LDL) devido os processos de anabolismo e catabolismo reduzindo seus níveis no sangue.

Elimina Toxinas

Além de ajudar no controle de temperatura corporal, o suor também elimina do nosso organismos substâncias indesejáveis como ureia, ácido úrico, cloreto de sódio e algumas toxinas.

Você irá Dormir Melhor

Se exercitar estimula a eliminação de cortisol, hormônio do estresse, que evita um sono profundo e regenerativo. O contato com a luz solar também coloca sincronia seu ciclo circadiano.

Seu Intestino Trabalhará Melhor

Como atividade aeróbica, pedalar acelera sua respiração e ritmo cardíaco, o que ajuda a estimular a contração dos músculos do intestino. Também reduz o tempo que leva para a comida chegar ao intestino grosso, reduzindo a quantidade de água reutilizada pelo corpo e deixando as fezes mais macias.

Aumenta a Longevidade

Pedalar também reduz a incidência de doenças pois seu sistema de defesa estará mais ativo.

Previne Doenças Cardíacas

Estudos realizados pela Universidade de Purdue nos Estados Unidos demonstram que andar de bicicleta regularmente pode reduzir em até 50% o risco de doenças cardíacas.

Controla a Glicemia

Ao pedalar, seu corpo produz mais insulina, o que ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue. Isto pode reduzir ou mesmo prevenir o desenvolvimento de diabetes.

Reduz a Pressão Arterial

Exercícios físicos melhoram a circulação de sangue pelos vasos e auxiliam o bom funcionamento do coração, além de ajudar a controlar os níveis de hormônios que aumentam a pressão, como adrenalina e cortisol. A pressão também pode ser controlada com a perca de peso proveniente da atividade e da eliminação de cloreto de sódio pelo suor.

Reduz Impacto sobre Articulações

Pedalar oferece menos impacto às articulações e é uma boa opção para quem tem complicações no joelho. Claro, desde que sua bike esteja ajustada.

Sensação de Bem-estar

Andar de bike também é benéfico para a mente pois promove a produção de endorfina, um neurotransmissor produzido pelo cérebro, capaz de gerar a sensação de bem-estar, conforto, alegria e prazer.

Aumenta seu Fôlego

Seu coração é um músculo e ter uma vida ativa fará com que ele fique mais forte. Com isso, ele precisa bombear sangue menos vezes por minuto e mantendo o suprimento de oxigênio para suas células com mais eficiência.
Foto por Robina Weermeijer

Benefícios para o Bolso

Você Chegará mais Rápido

Em algumas cidades, vencer alguns poucos quilômetros de carro ou transporte público pode ser um grande desafio. Nos locais onde existe ciclovias, certamente é mais fácil e rápido trafegar de bike.

Benefícios para o Planeta

Reduz a Poluição

O gasto energético para produzir e manter a manutenção em dia de uma bicicleta é muito menor do que a de um carro ou moto por exemplo. Também não é necessário lançar toneladas de gases tóxicos no ar proveniente da queima de combustíveis fósseis já que, no caso da bike, o combustível é sua própria energia.
Foto por Coen van de Broek

Benefícios Sociais

Momentos com a Família e/ou Amigos

Talvez um dos melhores benefícios em andar de bicicleta seja de ter uma oportunidade a mais para se passar com amigos e familiares. Quem nunca se divertiu em um rolê com os amigos ou com o grupo de ciclismo do Strava?

Foto da capa por Patrick Hendry