Bicicleta para Cicloturismo

Melhor Bicicleta para Cicloturismo
Categoria: Ciclismo, Cicloturismo Tags: ,

Ao pensarmos em longas viagens de bike, precisamos levar em consideração fatores como segurança, conforto e versatilidade.

A segurança é um fator primordial em qualquer modalidade do ciclismo mas ela é especialmente crucial quando falamos em percursos que podem levar vários dias para serem concluídos. Os componentes precisam ter um bom nível de confiabilidade e você um bom conhecimento em pequenos reparos e ajustes na bicicleta que provavelmente serão necessários ao longo do trajeto. Também pode ser necessário a troca de algumas peças como aquele selim estreito de competição para um mais largo e macio. Um guidão mais alto para maior conforto e uma suspensão adequada para o peso extra.

Falando em pequenas adaptações na magrela, pode ser uma ótima ideia a instalação de alguns acessórios como espelho retrovisor amplo, descanso lateral com reforço, campainha e até para-lamas para pneus largos.

Em relação ao quadro, a bicicleta para cicloturismo deve ter furações para instalação de bagageiros e para pelo menos duas caramanholas. Seu material deve ser preferencialmente de liga cromo-molibdênio pois são tão resistentes comparados a outros compostos com 1/3 de material a menos. Além disso, caso o quadro seja danificado por qualquer motivo, a liga pode ser facilmente soldada e você não deve ter dificuldade em encontrar um soldador em qualquer parte do mundo.

Check List para Viagem

  • Selim: largo e macio
  • Guidão: mais alto é mais confortável
  • Freios: os V-brake são leves e fáceis de manutenção
  • Rodas: 29″ são eficientes para qualquer terreno
  • Retrovisor: amplo e plano
  • Descanso Lateral: resistente para suportar o peso dos alforjes
  • Kit para Reparos: ferramentas para remendo e/ou troca da câmara de ar
  • Bar end: alivia o desconforto em pedais de longas distâncias

Qual a melhor bicicleta para cicloturismo?

A melhor bicicleta para cicloturismo provavelmente não será encontrada em alguma loja de bikes, não só pela raridade desse tipo de produto mas também por ser um conceito um pouco subjetivo. A melhor bike deve ser aquela em que você confia, conhece a procedência e seu histórico. Talvez seja aquela mountain bike ótima para diversos terrenos com algumas adaptações ou mesmo aquela bicicleta mais surrada que te aguentou por colinas a fio. Seja qual for a bicicleta, não se esqueça de ponderar os fatores de segurança, conforto e versatilidade para fazer uma ótima viagem.

Lugares para viajar de bicicleta

Toda semana, escrevemos uma sugestão de trip para cicloturismo. Confira!

Foto da capa por Patrick Hendry

Compartilhar