[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quando pensamos no ciclismo urbano, a imagem que vem à mente é a de cidades como Amsterdã e Copenhague. Mas o que acontece em Bogotá, Buenos Aires, Santiago, Paris ou Cidade do México? Algumas dessas cidades começam a se autodenominar “capitais mundiais do ciclismo”, afirmação que geralmente coincide com a adoção de políticas públicas e investimentos que privilegiam a mobilidade diária de bicicleta.[/vc_column_text]
Tabela de Conteúdo
O que é o ciclismo urbano?
Vantagens do ciclismo urbano
Vantagens econômicas
- Baixo custo se comparado a outros meios de transporte públicos ou privados.
- Baixo custo de investimento público.
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Vantagens em qualidade de vida
- Seu uso constante e moderado melhora a capacidade cardiovascular.
- Auxilia no combate a obesidade.
- Evita o estresse e a agressividade causada por tráfegos intensos e engarrafamentos, comuns em grandes centros urbanos.
- Aumenta a produtividade no dia-a-dia.
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Vantagens para o meio ambiente
- Não produz nenhum tipo de contaminação atmosférica.
- Reduz a poluição acústica.
- A produção de uma bicicleta consome menos recursos naturais que a fabricação de um automóvel.
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Vantagens em relação aos automóveis
- A bicicleta é o meio de transporte mais rápido em cidades congestionadas em distâncias entre 5 a 7 km.
- Utiliza menos espaço público já que um automóvel consome o espaço de até 8 bicicletas.
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Pandemia faz explodir o uso de bikes
“O ciclismo urbano surge como uma alternativa prática e robusta que tem muito a contribuir, como vem sendo reconhecido por dezenas de países da Europa, Ásia e América Latina que assumiram a tarefa de construir ciclovias temporárias para facilitar os traslados”.
Ir de bicicleta ao trabalho ou apenas como lazer, também promove o consumo local pois é mais fácil para uma pessoa que viaja de bicicleta parar para consumir algo em sua comunidade do que quem viaja em um veículo motorizado. Isso pode ser facilmente observado em grandes centros onde é cada vez mais difícil e custoso estacionar um automóvel.
Ramos Monzón, pesquisador da mesma universidade, sublinhou que, como consequência desta crise sanitária, é importante o redesenho das cidades, bem como uma maior sensibilização para a questão, com o resgate dos espaços públicos e da mobilidade ativa, caso contrário, as emergências sanitárias serão mais frequentes.[/vc_column_text]
“A bicicleta aparece como uma ferramenta com a qual podemos canalizar essa crise para transformá-la em uma oportunidade”.
Ciclismo urbano na Europa
“Andar de bicicleta é mais do que uma tendência, é um modo de vida. É um esporte nobre. Estamos pressionando para perenizar seu uso”,
Ciclismo urbano na América Latina
Solução para problemas urbanos
Atualmente, os habitantes de Bogotá fazem mais de 800.000 viagens de bicicleta por dia, de acordo com a pesquisa oficial de viagens mais recente. Esse número é maior do que o número de corridas de táxi e quase metade do número de corridas de carro por dia. Segundo o gerente da bicicleta de Bogotá, David Uniman, a cidade possui 480 quilômetros de ciclovias, e a expectativa é que esse número continue a aumentar no futuro.
Em 2015, o ciclismo representava 6% das viagens diárias na cidade, mas Uniman está confiante de que até 2021, o número subirá para 10%, ou cerca de um milhão de viagens por dia.
“A competitividade da bicicleta é indiscutível”, afirmou. “Há dois anos, fizemos uma pesquisa para descobrir os motivos que levam as pessoas a usarem a bicicleta. E obtivemos os mesmos resultados das pesquisas em Copenhague e Amsterdã: economiza tempo. “[/vc_column_text]
O crescimento das bicicletas compartilhadas
Como exemplo, podemos citar o sistema de bikes compartilhadas do Itaú, composto por 6800 bicicletas distribuídas em 5 capitais brasileiras. Em alguns anos de operação, a iniciativa foi capaz de reduzir as emissões de CO2 em 1472 toneladas, o que poderia representar uma economia de R$ 1.939.080.000 em 10 anos com seus benefícios para a saúde.[/vc_column_text]
A bicicleta como nivelador social
Com um pouco de espaço retirado dos veículos, é possível obter ciclovias seguras para que pessoas de diferentes classes sociais possam se locomover por grandes centros.
Entretanto, o acesso a bicicletas elétricas ou mesmo bicicletas com um mínimo de qualidade não é uma realidade em muitas cidades da América Latina. O câmbio desfavorável e a baixa competitividade fazem com que estes itens continuem sendo para poucos.[/vc_column_text][vc_single_image image=”5884″ img_size=”full” animation_type=”fadeIn”]
Mudanças na legislação
No Brasil, entrou em vigor, a partir do dia 12 de abril de 2021, a seguinte mudança no Código de Trânsito:
Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista passa a ser infração gravíssima com multa de R$293,47.
[/vc_column_text][vc_column_text]Fontes:
https://covid19comisionunam.unamglobal.com/?p=86794
https://revistapedalea.com/pedalea-la-nueva-movilidad-encuentro-latinoamericano-de-ciclismo-urbano/
https://www.portaldotransito.com.br/noticias/nova-lei-de-transito-a-partir-de-abril-deixar-de-reduzir-a-velocidade-ao-ultrapassar-ciclista-sera-infracao-gravissima/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
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