Cicloturismo

Cicloturismo

E se fosse possível unir duas atividades que amamos: pedalar e fazer turismo?

E é! O cicloturismo é uma atividade que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. Apesar da segurança ser um problema em muitos lugares, é possível viajar de bike sozinho ou acompanhado por diversos lugares com um mínimo de segurança.

Para começar, você não pode sair de casa sem um kit de reparos e ferramentas para manutenção simples em sua bike. É possível que a câmara de ar fure, a corrente escape ou algum ajuste precise ser feito ao longo do pedal.

Também é importante conhecer a sua rota. Uma boa sugestão seria criar o roteiro no Google Maps ou no Strava para ter uma ideia da altimetria do trajeto. Assim, você saberá se esta preparado fisicamente ou se será necessário adicionar algumas paradas para descanso.

Dados sobre Cicloturismo no Brasil

Informações no Ministério do Turismo
Informações no Ministério do Turismo

Existem incríveis 1 post sobre cicloturismo no site do Ministério do Turismo! Os dados que temos disponíveis são disponibilizados pela Aliança Bike e trazem um cenário obscuro sobre a atividade.

Segundo a pesquisa realizada pela ong, em 2012 apenas 53 municípios brasileiros incentivaram o cicloturismo com um custo de R$20,2 milhões gastos na construção de ciclovias entre 2001 e 2011.

24 Rotas de Cicloturismo no Brasil
24 Rotas de Cicloturismo no Brasil - 2017

Dentre esses, destaca-se o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, formado por 17 cidades, localizado na região turística homônima em Santa Catarina. Esse circuito foi fundado no ano de 2006 por meio da parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil, a Associação de Turismo Vale das Águas e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

Roteiros para Cicloturismo

Confira nossas sugestões com roteiros imperdíveis para se fazer com uma bike: