Localizada na Serra da Mantiqueira, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a cidade de Campos do Jordão fica a uma altitude de 1628 metros, sendo assim, o mais alto município brasileiro.
Conhecida por ser a “Suíça Brasileira”, devido a sua arquitetura europeia e clima frio, a cidade recebe uma grande quantidade de turistas nacionais e estrangeiros. Apesar da procura ser maior nos meses de inverno, o município está cada vez mais frequentado ao longo do ano todo. Principalmente pelos vizinhos de Taubaté que costumam encontrar temperaturas até 10°C mais baixas na região serrana.
A localização também é privilegiada graças aos seus vizinhos igualmente charmosos: Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, Itajubá e Pindamonhangaba.
O que fazer em Campos do Jordão
Atrações não faltam pela cidade! Visitamos a cidade a mais de 10 anos e sempre há algo novo para conhecer. As atrações mais comuns são:
- Festival de Inverno
- Vila Capivari
- Cervejaria Baden Baden
- Parque Amantikir
- Parque da Floresta Encantada
- Museu Felícia Leirner
- Tarundu
- Parque das Cerejeiras
- Bosque do Silêncio
- Horto Florestal de Campos do Jordão
- Pico do Itapeva
- Ducha de Prata
- Morro do Elefante e Teleférico
- Bondinho
- Auditório Cláudio Santoro
- Palácio Boa Vista
- Borboletário Flores que Voam
Ciclismo em Campos do Jordão
L'Etape Brasil by Tour de France subindo a Serra
O L’Etape Brasil by Tour de France é um evento amador com o objetivo de aproximar os participantes do clima e experiência da maior competição de ciclismo do mundo, o Tour de France.
Trata-se de uma conquista não só para o Vale do Paraíba e Litoral Norte mas como para toda a América do Sul.
Atualmente na sexta edição, o evento ocorrera na Cidade de Campos do Jordão no dia 06 de Dezembro de 2020, com largada as 7 horas da manhã e as 8:30 da manha para percursos de 107 e 66 km respectivamente.
Regulamento
Você pode acessar o regulamento oficial aqui e também o link para inscrição (até dia 30/10/2020).
Zoom Bike Park
Relativamente novo, o Zoom Bike Park é um complexo de trilhas construídas para prática de Mountain Bike como Cross-country e All Mountain/Enduro.
O parque é composto por 19 trilhas totalizando 46 km de percursos divididos em diversos níveis de dificuldade. Além disso, é possível agendar aulas de MTB com profissionais renomados como a campeã brasileira de XCO, XCM e DH Adriana Nascimento.
Boa parte das trilhas foi construída, mantida e sinalizada seguindo as orientações internacionais da IMBA – International Mountain Bicycling Association.
Os níveis de dificuldade são:
Verde: Fácil/Médio – subidas e decidas leves, pequenos obstáculos como raízes, pedras e buracos. Requer bom manejo da bicicleta.
Azul: Médio/Difícil – Desníveis acentuados, obstáculos diversos, trechos estreitos e escorregadios.
Vermelho: Difícil – Desníveis muito acentuados, obstáculos diversos, trechos estreitos e exposição a altura nas encostas.
Preto: Extremamente Difícil: Só entre se tiver grande habilidade e experiencia em pilotagem de MTB.
Infraestrutura
O parque conta com:
- Estacionamento
- Vestiário
- Mini Oficina
- Box Lava-bikes
- Loja de Conveniência
- Aluguel de Bikes
Bike Ville
O Bike Ville é um hostel especializado em receber grupos de ciclistas. São nove chalés para 4 a 9 pessoas e conta com churrasqueira, bike wash e bicicletário com tranca alarme.
O mais curioso é que, além do café da manhã, o hostel oferece um Menu de Trilhas! No cardápio, há diversas sugestões para mountain biking:
Trilhas Verde – Fácil
Casa Redonda, Três Matas
Trilhas Azul – Médio
Zigue-Zague, Zóio Vermelho
Trilhas Vermelho – Difícil
Trilha da Escuridão
Roots Bike Park
O Roots Bike Park oferece diversas opções de trilhas para os ciclistas iniciantes e profissionais além de um circuito XCO com 7 km de percurso e 230 m de acumulado.
Trilhas Verde – Fácil
Valeta de Pedra, Raizeiro, Trilha da Ponte, Túnel, Quatí, Orquídea, Pinheiro Torto, Horta, Tatú, Formiga, Platô índio, The End, Raiz, Beira, Bonde, Saibro, Araucária e Volta do lago
Trilhas Azul – Médio
Cobra, Lua, Quatí Bromélia, Parque e Ponte Torta
Trilhas Vermelho – Difícil
Labirinto, Ponte $, Bromélia, Uh Eucaliptos Tobogã, DH do Lago e UH Deus me livre
Trilhas Preto – Muito Difícil
Caco, Rock Garden e Rock Garndenssss
Trilhas em Campos do Jordão
Com tantas opções de trilhas, talvez você queira saber quais as mais conhecidas e importantes da cidade.
São elas:
Trilha do Zegue-Zague
Duração: 3 a 4h
Dificuldade: Médio
São mais de 15 km de descida com diversos obstáculos naturais e predomínio de singletracks. Seu ponto mais alto chega a 1659 m acima do nível do mar.
Trilha Zóio Vermelho
Duração: 3h
Dificuldade: Médio
Trilha da Escuridão
Duração: 6 a 8h
Dificuldade: Difícil
Trilha do Rola Tronco
Duração: 3h-4h
Dificuldade: Médio/Difícil
Inicia-se próximo ao Pico do Imbiri e a entrada da trilha das Três matas. Recomenda-se o acompanhamento de um guia pois há trechos de floresta fechada, muitos obstáculos como troncos e raízes soltas e trechos de downhill totalizando 40 km de emoção.
Trilha Três Matas
Duração: 2h
Dificuldade: Fácil
Com acesso pelo Morro do Elefante, totalizam 8 km de percurso. Possui vista panorâmica da região e com ponto mais alto do passeio 1750 m de altitude.
Trilha Casa Redonda
Duração: 2h
Dificuldade: Fácil
Também conhecida como Alto do Capivari, é bastante indicada para iniciantes. O percurso de ida e volta totalizam 16 km e possui vistas panorâmicas de toda região no seu ponto mais alto de 1700 m de altitude.