Ubatuba é o local ideal para a prática dessa atividade, devido aos diferentes tipos de terreno: praias, trechos por onde passam rios, montanha, terra e asfalto, incluindo todo o lado do ‘sertão’ da cidade e também a Ponta Grossa, com trilhas para bike, em meio à mata atlântica.
Diversas provas de corrida de aventura e mountain biking têm sido realizadas na cidade que possui um fluxo crescente de turistas. Já é difícil falar em baixa e alta temporada visto que a cidade é movimentada todo o ano.
Rotas e Segmentos no Strava
Como em quase todo o Brasil, há diversas rotas e segmentos Strava. Revise os freios e tome muito cuidado nos 8 km de trecho de serra na Rod. Oswaldo Cruz. Todo o trecho é sem acostamento (com alguns locais para paradas de emergência) e o desnível é bastante acentuado com uma série interrupta de curvas fechadas.
Pedalando em Ubatuba
Acessos
A cidade pode ser acessada por duas rodovias:
BR101 conhecida como Rio-Santos;
SP383 conhecida como Rod. Oswaldo Cruz para quem vêm de Taubaté.
Ambas possuem um visual incrível com vista da Mata Atlântica e do Mar de Morros do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Ciclovias e Ciclofaixas
Mesmo com todos os atrativos da cidade, a malha de ciclovias e ciclofaixas é bastante pequena.
Para quem deseja visitar as praias do norte e do sul, não há nenhuma proteção para o ciclista e, por este motivo, não recomendamos seu uso durante a alta temporada.
Lojas Especializadas
Caso ocorra algum problema com sua bike, Ubatuba conta com algumas boas lojas e oficinas para manutenção:
Trilha Norte Bike Store
Endereço: Rua Professor Thomaz Galhardo, 710 – Umuarama, Ubatuba – SP, 11680-000
Horário: (12) 3833-7971
Maia Bikes
Endereço: Av. Rio Grande do Sul, 274, Centro, Ubatuba – SP, 11680-000
Horário: (12) 3833-7933
Locais para Pedalar
Itamambuca
Muito frequentada por surfistas, a Praia do Itamambuca é parada obrigatória para todos os ciclistas. Ela pode ser acessada através da Vila do Itamambuca (onde você irá se deparar com um manguezal ao final do trajeto) ou por um condomínio residencial.
Itaguá
Bairro mais frequentados por turistas, o Itaguá possui, além de muitas lojas e restaurantes, ciclovias com vista para o mar.
Perequê Açu
Quem cortar caminho para a Rodovia Rio-Santo pelo centro pode se deparar com uma vista incrível do Rio Grande.
O que Fazer em Ubatuba
Cerca de 85% da cidade de Ubatuba é composta por extensas faixas de Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais importantes e ameaçados do planeta.
São diversas áreas compostas por parques e unidades de conservação protegidas por lei.
Praias
Se você visitar uma praia por semana em Ubatuba, precisará de mais de 2 ano para conhecer todas. São 102 praias espalhadas em cerca de 24 ilhas e ilhotas divididas nas regiões: Sul, Centrais e Norte.
Conheça no Wescape uma seleção com as 7 melhores praias do Norte de Ubatuba.
Biodiversidade
Ubatuba possui uma das maiores biodiversidades de aves do Brasil, com cerca de 565 espécies ou quase 6% de todas as espécies do planeta. 72 delas você só encontra em Ubatuba!
Observadores de aves podem encontrar espécies como:
- Saíra-sete-cores
- Saíra-amarela
- Saíra-de-lenço
- Saíra-militar
- Beija-flor-rajado
- Beija-flor-cinza
- Beija-flor-de-banda-branca
- Tiê-sangue
- Gavião-caramujeiro
- Sanhaço-rei
- Tucanos
- Pica-paus
- Sabiás
- Bem-te-vis
- Andorinhas
Esportes
A Capital do Surf também é palco para Stand up Paddle, com competições nacionais e internacionais. O Boia Cross, Rapel e Arvorismo em cachoeiras ou na Mata Atlântica próximo às copas das árvores, Skate, e o Cicloturismo.
Stand Up Paddle
São diversas praias propícias para o esporte. Algumas delas são:
- Praia da Almada
- Praia do Cedro
- Praia do Costa
- Praia da Fazenda
- Praia Grande (fim de ano)
- Praia do Lázaro
- Praia da Maranduba
Localização Privilegiada
Estão em Ubatuba parte do Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque Estadual da Ilha Anchieta, a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, além da Estação Ecológica Tupinambás e um pedaço do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Histórico e Cultural
Fundada em 1637, a cidade é rica histórica e culturalmente. Seja pelos nativos Tupinambás ou pelos Portugueses, você pode conhecer:
- Casarão do Porto: De 1846, foi armazém de sacas de café, algodão, fumo, cana-de-açúcar e aguardente produzidas em todo Vale do Paraíba.
- Paço Nóbrega: Data de meados do Séc XIX e tombado pelo CONDEPHAAT, foi sede do Fórum, Prefeitura e Museu Hans Staden.
Artesanato e Cerâmica: Celeiro de artistas, você irá encontrar diversas produções locais na Casa do Artesão. - Rota Indígena: Duas aldeias remanescentes de origem Tupi-Guarani e Guarani: Aldeia Renascer e Aldeia Boa vista.
- Rota Caiçara: Resultado da relação entre nativos e os colonos europeus, em Ubatuba é possível conviver com comunidades caiçaras e sua rica cultura em praias como Almada, Puruba e Pincinguaba.
- Rota Quilombola: os quilombos, vilas onde se reuniam os africanos e seus descendentes, para resistir a escravidão, existem até hoje.
- Casa da Farina: Funcionou como usina de açúcar e álcool até o final do Séc XIX. Hoje, é utilizada por produtores locais de mandioca.
Gostou deste artigo? Temos mais alguns bem interessantes:
Benefícios de Andar de Bicicleta
O que acontece com seu corpo enquanto pedala?