Como ajustar a altura do Selim da Bicicleta

Selim para bike
Categoria: Ciclismo, Componentes, Mountain Bike, Speed Tags:

Na hora de praticar ciclismo, é muito importante que sua bicicleta se adapte 100% às suas condições físicas e técnicas. Deve estar na altura correta e todos os seus componentes perfeitamente ajustados para que a bicicleta seja uma ajuda e não um problema.

Veremos neste post como ajustar adequadamente o selim da bicicleta para que o pedal seja o mais confortável possível.

Sempre que buscamos uma nova bike para comprar, especialmente quando não praticamos MTB a algum tempo, não temos certeza de qual é a melhor posição, qual a melhor altura para o guidão, o selim, e a preocupação aumenta ainda mais quando, após fazer um percurso de várias horas, algumas partes do nosso corpo como mãos e joelhos, lombar ou pescoço começam a doer, ficam dormentes ou mostram desconforto, a posição correta é ideal para evitar desconforto e lesões futuras e algumas noções básicas sobre ajustes são mais do que o suficiente para começar a evitar que eles ocorram.

Que aspectos considerar antes de ajustar a altura do Selim da Bicicleta

Selim, guidão e pedais são os três pontos de contato entre nosso corpo e a bicicleta que vão determinar a forma como nos posicionamos nela. Como ponto de partida, tentaremos assegurar que nossas costas estão em uma posição neutra, ou seja, nem excessivamente inclinada para frente ou muito levantada.

Assim, evitaremos que nosso peso exerça muita pressão sobre a região lombar ou sobre os braços e pescoço, buscando uma inclinação de nossas costas de certa de 50 a 60º em relação a uma linha horizontal imaginária entre nossos quadris e punho.

Como calcular a altura do selim na Mountain Bike

Inicialmente, devemos nos assegurar que adquirimos uma bicicleta de tamanho compatível ao nosso para que seja possível colocar componentes na medida correta. Então:

Medimos entre pernas: Apoiados na parede e com os pés juntos (descalços), medimos os centímetros do chão até a virilha.

Multiplicamos esse valor pelo coeficiente de 0,885 e o resultado é o que vamos usar para configurar nossa bicicleta.

Medida do Cavalo

Ajustando o selim: a medida entra o movimento central (para quem não sabe, é a peça que está no centro da coroa e pedivela) e a superfície do selim deve ser compatível com o valor que encontramos anteriormente, ou seja, a medida do cavalo multiplicado pelo coeficiente de 0,885.

Posicionamento do selim: com o selim na altura correta, devemos sentar na bike e, usando um pêndulo (pode ser um peso qualquer amarrado a um barbante) verificamos se a ponta doa nossa rótula está alinhada verticalmente com o eixo do pedal. Caso não esteja, é necessário levar o selim para frente ou para trás usando sua regulagem.

Lembre-se, para que esta medida esteja correta, devemos sentar no eixo do selim e posicionar nosso pé no eixo do pedal com o pedivela na posição horizontal (ou três horas) em relação ao solo.

Tipos de Selim

Selim

Agora que sabemos como ajustar a altura do selim, que tal aprender um pouco mais sobre ele?

Formato

Selins podem ser encontrados em diversos formatos e tecnologias para oferecerem mais conforto ao sustentar o peso do ciclismo em contato com o osso ísquio. Esse osso constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e sua posição pode mudar de pessoa para pessoa. Assim, é importante testar diferentes formatos para quem qual o mais adequado para você.

Tipos de Postura X Tipos de Selim

Postura X Selim

Quanto mais “agressiva” a postura, menor é a zona de contato com o selim.

Base

Podem ser encontrados em plástico injetado, fibra de carbono ou nylon e é responsável por sustentar o peso do ciclista. Alguns modelos possuem rebaixos ou rasgos em sua parte central com objetivo de reduzir a pressão na região do períneo.

Forração

Encontrados em borracha, gel ou em espumas das mais diferentes densidades. Há controvérsias em relação ao conforto gerado pela forração pois, em muitos casos, a pedalada é mais confortável quando o ísquio está corretamente apoiado e não quando todo o peso do ciclista está distribuído no selim.

A capa de gel, assim como um selim com gel super mole, faz com que o peso fique concentrado no períneo, o que em pedais mais longos costuma gerar dormência e dificuldades na circulação do sangue.

Trilhos

Fabricados em aço, titânio ou carbono, os trilhos possibilitam a fixação do selim no canote e também são responsáveis por permitir a sua regulagem em relação ao guidão. Alguns modelos são flexíveis para permitirem a absorção de impactos durante o pedal.

Selins para Mulheres

Homens e mulheres possuem muitas diferenças anatômicas, correto? Por conta disso, existem selins desenhados exclusivamente para mulheres como a parte traseira mais larga e desenhos especiais.

Selins para Speed e MTB

Apesar de existirem modelos para cada modalidade de ciclismo, nada impede que você escolha qual você achar mais confortável. Entretanto, é preciso se atentar a alguns detalhes:

Selins para MTB costumam possuir reforços nas laterais em virtude da maior chance de queda. Já os selins para Speed costumam ter uma extensão traseira e podem não ser indicados para trilhas já que existe uma possibilidade de enroscar sua bermuda neles.

Bike Fit para escolher o modelo ideal

Um selim que é ótimo para uma pessoa, pode não ser bom para você. Depende de características anatômicas e funcionais, modalidade e do seu posicionamento na bicicleta.

“Todo corpo é diferente. Tudo se resume a montar o selim para o seu tipo de pilotagem”, afirmou Kerkove para a Bicycle.

O Bike Fit realizado por um profissional é a melhor maneira para configurar a sua bike da melhor forma possível, tirando o máximo de proveito do pedal sem perder o conforto.

Compartilhar