[vc_row][vc_column][vc_column_text]Antes de começar a pedalar, é uma boa ideia ter alguns equipamentos essenciais para tornar seu tempo em cima da bicicleta mais seguro e agradável.[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″]
1 - Utilize os equipamentos básicos de segurança
Não vale usar um capacete velho, especialmente se já se envolveu em um acidente (se foi, troque-o imediatamente) ou em uma simples queda.
Os capacetes têm uma vida útil limitada: recomenda-se a substituição a cada 5 a 10 anos.
No caso de procurar um novo, encontre algum que possua um sistema de proteção contra impacto multidirecional (MIPS)*.
Bomba de bicicleta: um pneu furado pode prejudicar o seu passeio, mas uma pequena bomba de bicicleta portátil e um remendo pode colocá-lo(a) de volta na estrada rapidamente. Você também pode cogitar o uso de pneus tubeless para evitar que pequenos furos esvazie seu pneu.
Mini kit de primeiros socorros: um kit de primeiros socorros com um punhado de itens essenciais pode ser útil para ferimentos leves.
Multiferramentas: uma multiferramentas pode ajudá-lo(a) com pequenos reparos off-road ou permitir que você possa pedalar até a oficina mais próxima.
Luzes de ciclismo dianteiras e traseiras: assim como os capacetes, as luzes dianteiras e traseiras das bicicletas podem ser obrigatórias dependendo do seu país e das leis locais.
Os faróis dianteiros das bicicletas iluminam a estrada à frente, sinalizam sua presença para motoristas e pedestres e reduzem os acidentes de bicicleta. Não deixe de investir neste item de segurança pois, além de ser um dos itens mais baratos no ciclismo, pode literalmente salvar sua vida.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image image=”5144″ img_size=”full” animation_type=”fadeIn”][/vc_column_inner][/vc_row_inner]
2 - Faça uma vistoria na Bike
Inspecione seus pneus: calibre os pneus com a pressão adequada e verifique se há algum objeto estranho nos cravos do pneu.
Examine a corrente da sua bicicleta: gire seus pedais no sentido anti-horário para garantir que sua corrente esteja se movendo suavemente e sem ruído. Recomenda-se limpar e lubrificar a corrente com, pelo menos, um dia de antecedência.
Verifique a altura e a posição do Selim e a altura do guidão.
Verifique seus freios: faça um pequeno teste para verificar o funcionamento dos freios.
Faça um teste rápido: um curto teste na rua o alertará sobre qualquer outra coisa que precise de atenção.[/vc_column_text]
3 - Utilize aplicativos de Geolocalização e Monitoramento
bSafe, um aplicativo disponível para iOS e Android, rastreia sua localização com rastreamento GPS ao vivo.
O aplicativo também inclui um recurso ‘Follow Me with Timer’. Você faz com que o bSafe siga seus passos por um período específico de tempo. Se você não fez check-in quando o tempo acabou, o alarme alertará seus amigos.
ROADiD, um aplicativo disponível para iOS e Android, usa um recurso ‘eCrumb Tracking’ para compartilhar sua localização durante a condução. Se você parou de se mover por mais de 5 minutos, o ‘Alerta Estacionário’ notificará seus contatos selecionados.
O aplicativo inclui a capacidade de personalizar a tela de bloqueio do seu telefone para fornecer suas informações médicas aos socorristas em caso de emergência.
Strava, um dos softwares de monitoramento mais utilizado pela comunidade, permite criar “zonas de privacidade”. Com essa função, você pode ocultar seu ponto de partida e dessa forma não revelar sua casa, por exemplo.[/vc_column_text]
4 - Busque uma Motivação
- Reduzir o estresse
- Ter mais energia
- Aumentar sua felicidade
- Dormir melhor
- Melhorar a função cerebral
[/vc_column_text]
5 - Utilize ciclovias, ciclofaixas ou regiões frequentadas por ciclistas
Se não possui o hábito de sair ou não conhece bem a região em que pretende andar, você pode utilizar o Strava para encontrar as rotas mais populares entre os ciclistas. Se, devido a pandemia do Covid-19 você não puder sair, o aplicativo também te ajuda a se manter em forma em casa.[/vc_column_text]
6 - Leve seus documentos
Seja em um acidente ou em uma situação menos grave, poderá haver uma necessidade de ser identificado.[/vc_column_text]
7 - Não esqueça a água e um lanche
Conclusão
O que significa MIPS?
MIPS ou “Multi-directional Impact Protection System” é uma tecnologia que imita o mecanismo de proteção natural de nosso cérebro, fornecendo ao capacete uma camada de baixo atrito entre a parte externa e seu revestimento. Dessa forma, além de proteger contra quedas verticais como capacetes convencionais, os desenvolvidos com tecnologia MIPS podem reduzir o dano causado por impactos angulares na cabeça como os que frequentemente ocorrem quando estamos em velocidade na bicicleta.
Saiba mais: https://mipsprotection.com/
Comment (1)
Amei as dicas. Já estou praticando muito obrigado pela atenção que vc vocês nós oferecem.