Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

É possível remover o plástico de nossa vida?

Plástico
Categoria: Meio Ambiente

Cicloturismo

O primeiro passo para uma mudança de hábito é sempre o mais difícil. No caso do plástico, essa tarefa pode não ser tão complexa como imaginamos. Podemos começar pelo mais básico: substituir as sacolinhas de mercado por embalagens ecológicas, sacolas de pano ou mesmo carrinhos de feira. Talheres e copos descartáveis também podem ser dispensados facilmente. Marmitas? Podemos usar recipientes de vidro para levar nosso almoço ao trabalho.

Quanto menor o ciclo de vida de um produto, maior o volume de lixo gerado.

Porque o plástico é um problema

O descarte incorreto de plástico pode prejudicar o solo e a qualidade de oceanos, mares e rios. A cada ano, os oceanos recebem algo em torno de 10 milhões de toneladas. Isso significa que poderemos encontrar 26 mil garrafas no mar a cada km² até 2030.

Atualmente, 90% das aves marinhas possuem fragmentos de plástico em seu corpo e nós, brasileiros, continuamos a produzir aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana.

Como podemos ajudar a reduzir o lixo plástico

No Trabalho

Além da marmita de plástico para levar a comida, mantenha contigo um jogo de talheres. Pequenas ações como essa podem reduzir milhares de toneladas de lixo e, de quebra, ajudar o seu bolso.

Na Rua

O que pode ser mais comum que comprar aquela garrafinha de água a cada momento que bate uma sede? Experimente utilizar uma garrafa reutilizável.

Canudinhos de plástico já deixaram de existir em muitos lugares. Hoje, existem diversas opções como os canudos de metal, bambu, palha e silicone.

Em Casa

O pessoal mais antigo deve se lembrar de quando o leite era vendido em garrafas de vidro, os prendedores de roupas eram de madeiras e as caixas de ovos em papelão. Isso prova que nem sempre mudamos para melhor.

Itens de higiene também podem ser substituídos por opções mais corretas e econômicas. Existem opções de escovas de dentes de bambu com cerdas naturais. Cotonetes com haste de

Cremes em xampus já podem ser encontrados em barra ou tabletes e sem embalagem de plástico.

E você, consegue nos sugerir uma opção para reduzir a produção de lixo plástico?

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *