Mountain Bike – Equipamentos

Categoria: Ciclismo, Mountain Bike Tags: ,

Uma bicicleta de montanha é um tipo de bicicleta utilizada para transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

O mountain bike é praticado em estradas de terra, trilhas no campo, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na cidade.

Equipamentos para Mountain Bike

Pneus

Os pneus são mais largos e cardados para absorverem impactos de forma mais eficiente. Eles são projetados para terem mais aderência em terrenos enlameados ou com muita areia e cascalhos. Isso reduz o desempenho da bike em terrenos asfaltados por exemplo.

Amortecedores

Dianteiros, traseiros ou os dois ao mesmo tempo (conhecido como Full Suspension), reduzem os impactos sentidos pelo ciclista e permitem maior controle da bicicleta.

Eles podem ter diversos sistemas de amortecimento: amortecimento pneumático, mola com elastômero, mola com ar, mola com óleo, ar óleo e mola, ou até mesmo elétricos (elementos de amortecimento, mais o circuito eletrônico).

Os sistemas pneumáticos, ou seja, que utilizam ar no amortecimento costumam ser mais eficientes que os modelos com mola.

Óculos

Longe de ser um acessório estético, o óculos de proteção é essencial no MTB ou ciclismo em geral. É bastante comum pedregulhos, objetos ou pequenos insetos entrarem em contato com seu rosto durante o pedal. Dê preferência para os modelos com lente transparente ou âmbar pois nem sempre a trilha é bem iluminada.

Luvas

As luvas ajudam na empunhadura e protegem as mãos em caso de queda. Existem dois modelos: as speed que são meia-luvas e as próprias para MTB com proteção total.

Capacete

Item imprescindível para o pedal. Cair da bike é quase uma certeza da vida, proteja a parte do seu corpo mais vulnerável. Certifique-se de comprar um capacete com tamanho adequado e que esteja justo em sua cabeça.

Ferramentas

Extremamente importante levar ferramentas para manutenção, principalmente kits multiuso com pelo menos 12 funções.

Câmara de Ar

Mesmo com um pneu novo, é inevitável o risco de ter uma câmara de ar furada durante o pedal. Caso você não use aquelas que possuem selante, recomendamos levar uma extra junto com um kit de reparos.

Bomba de Ar

De nada adianta levar uma câmara reserva se não puder enche-la, certo?

Adaptador para Válvula Presta/Schrader

Fique ligado no tipo de válvula da sua câmara de ar. Caso seja do tipo fino (presta), você poderá necessitar de um adaptador para enche-la (no modo pneu furado) naquelas bombas em postos de gasolina.

Bolsa para Selim

Necessário para levar suas ferramentas e uma câmara de ar reserva.

Faróis/Refletores

Talvez o item mais importante, principalmente para quem pratica ao final da tarde e a noite. Os faróis e refletores auxiliam os motoristas da via a identificarem o ciclista. Não economize neste item de segurança, ok?

Pastilha de Freio Adequada

Caso utilize uma bicicleta com freios à disco, verifique as condições de suas pastilhas. Confira nosso artigo para saber qual o melhor tipo de pastilha para cada situação.

Quadros

Os quadros precisam ser reforçados para resistirem a saltos, quedas e diversos impactos que possam ocorrer durante a pedalada na montanha. Os materiais mais comuns são alumínio e carbono (principalmente em bikes de competição).

Recomendações

Antes de sair, verifique se os pneus estão calibrados, se as pastilhas de freio estão dentro da vida útil e se são apropriadas para o tipo de condição climática irá enfrentar.

Foto por Matt Saling em Unsplash

Compartilhar