De forma bastante resumida, o bikepacking consiste em viajar de bicicleta carregando apenas o essencial. Similar ao cicloturismo, que utiliza alforjes e bagageiros, no bikepacking o transporte é realizado em bolsas amarradas na própria bicicleta.
A pegada do bikepacking, ao menos no exterior, está muito relacionada ao acampamento. No Brasil, os praticantes têm preferência em se hospedarem em chalés e pousadas seja pela sensação de falta de segurança seja pela dificuldade em encontrar áreas de camping apropriadas.
Porque outro nome para o cicloturismo?
A primeira vista, é difícil distinguir as duas modalidades de viagem e se resumir apenas entre uso de alforjes ou amarras.
O cicloturismo está mais relacionado a ideia de um período de férias, com viagens mais longas e planejadas. Já no bikepacking, não esperamos o momento perfeito para sair. Amarramos as bolsas e mochilas na bike, pegamos a estrada e dormimos em qualquer lugar.
Isso faz bastante sentido na sociedade moderna visto que nem sempre é possível escolher nosso período de férias.
Perceba que a utilização de alforjes e suportes bagageiros pode dificultar bastante o pedal em alguns locais.
Vantagens do Bikepacking
Redução de peso
Não é necessário suportes e estruturas metálicas para sustentação das bolsas e mochilas.
Versatilidade do Quadro
Qualquer quadro serve. Não é preciso ter uma bicicleta específica nem se preocupar com compatibilidade de bagageiros.
Tipos de bolsa para Bikepacking
Ao procurar uma bolsa para viagem, dê atenção ao material e qualidade da fixação. É preferível um modelo resistente à água e com fitas reflexivas para auxiliar na identificação do ciclista na rua.
A Curtlo possui bolsas com ótimo custo benefício, sendo fabricadas em poliéster 660 (tecnologia Durven 660) que oferece resistência à água, a rasgos e abrasão. Possuem impermeabilização na parte interna com resina de poliuretano e facilitando a limpeza e secagem do material.
Bolsa de Guidão:
Instaladas sobre a mesa do guidão, possuem boa capacidade de carga e volume.
Instalada entre o vão do quadro.
Tipos de bolsa para Bikepacking
Qualquer bike vai atender bem sua viagem. Entretanto, existe uma categoria de bicicletas que parece ter nascida para o bikepacking: a gravel bike.
Temos um post inteiro falando desse tipo de bicicleta, mas resumidamente, ela é a bike ideal para viagens por ser desenhada para andar bem em terrenos asfaltados, de terra ou mesmo cascalho (dai o seu nome, gravel = cascalho em inglês). São tão leves quanto bicicletas Speed e quase tão confortáveis e robustas quanto as Mountain Bike. Considere a aquisição de uma se estiver interesse em carregar a magrela com mochilas, bolsas, barras e afins!