O que é cadência no ciclismo?

Treino de Cadência no Ciclismo
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Cicloturismo

Podemos definir a cadência como a velocidade de giro dos pedais em um período de tempo que costuma ser medido em rotações por minuto (RPM).

Esta variável é importante pois esta diretamente relacionada ao condicionamento físico do ciclista e seu desempenho e pode ser utilizada ajustar a intensidade do treino.

Normalmente, ciclistas iniciantes ou casuais tendem a pedalar com uma cadência menor, ou seja, algo entre 60 a 70 RPM.

Já ciclistas de alto nível, por possuírem um condicionamento físico mais preparado, preferem utilizar uma cadência maior em torno de 98 RPM.

Qual a cadência ideal?

Não existe um consenso ou algo chamado de cadência ideal para todos os ciclistas. Ao invés disso, recomenda-se buscar uma velocidade de giro que ofereça conforto e que permita ao ciclista realizar o seu treino conforme planejado.

A cadência é muito importante para determinar também se você pedala com eficiência, não desperdiçando energia girando demais ao invés de usar uma pedalada mais uniforme e render mais velocidade.

Tabela de referência

  • Muito lento: 50-70 RPM
  • Lento: 70-80 RPM
  • Moderado: 80-90 RPM
  • Rápido: 90-100 RPM
  • Muito rápido: 100-110 RPM
  • Extremamente rápido: 110+ RPM

Cadência Alta

Prós

Exige um bom condicionamento cardiovascular por mais tempo;
Favorece mudanças bruscas de marchas;
Menor fadiga por exigir menos dos músculos;

Contras

Seu sistema cardiorrespiratório terá que trabalhar mais;

Cadência Baixa

Prós

Exige pernas e músculos fortes por mais tempo;
Exige menos do coração, reduz a falta de ar e a frequência cardíaca;

Contras

Seu sistema cardiorrespiratório serão menos exigidos. O mesmo não se pode dizer de suas pernas e joelhos;

Como descobrir a minha cadência?

Caso deseje realizar um treino com base na cadência, será preciso instalar um sensor em sua bike. Os dados do sensor serão enviados para um ciclocomputador compatível.

Há diversas opções no mercado brasileiro e as principais marcas são Garmin, Atrio, Absolute e Polar.

Como treinar cadência no ciclismo?

Tendo em mente que, durante determinado trajeto, sua cadência pode variar (como em trechos de subida ou decida), deve-se buscar manter uma cadência de conforto durante todo o percurso.

Vamos supor que se sinta confortável a 75 RPM. Tente mantê-la durante todo o treino. Ao encarar uma subida, por exemplo, deixe a marcha mais leve de modo a manter essa cadência.

Conseguindo manter esse giro, você pode começar a aumentar gradativamente a cadência durante os treinos. Se 75 RPM era o valor confortável, que tal aumentar para 77 ou mesmo 80 RPM?

A regularidade neste treino irá aprimorar o seu condicionamento físico e permitir que pedale com conforto em cadências maiores.

Como obter melhores resultados no treinamento:

Não deixe de consultar um profissional especializado. Somente ele poderá elaborar uma rotina de treino eficiente e segura.

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