Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

O que é uma bike de contrarrelógio?

Bicicleta de contrarrelógio
Categoria: Ciclismo Tags:

Contrarrelógio é uma prova de corrida pertencente ao ciclismo de estrada. Neste tipo de disputa, o vencedor é aquele que percorre determinado percurso no menor tempo.

Existem muitas diferenças entre provas realizadas individualmente ou em grupos. Pedalando em um pelotão, um ciclista pode economizar boa parte de sua energia em relação ao ciclista da frente devido ao aproveitamento do “vácuo” gerado pelo competidor. Neste tipo de prova, ter uma estratégia para aproveitar essas condições é quase tão importante como a preparação do ciclista em si.

Energia economizada pedalando em pelotões
Energia economizada pedalando em pelotões - High-Tech Cycling (1996) de E.R.Burke

Já nas provas de contrarrelógio, todos os ciclistas terão que realizar o mesmo esforço aerodinâmico, ou seja, não haverá vácuos a serem aproveitados durante a atividade. Também é possível competir em grupos no contrarrelógio. Nesse caso, as equipes correm agrupadas e considera-se o tempo do quarto ou quinto corredor que atravessar a linha de chegada.

Características da bike de contrarrelógio

Existem diversos fatores que influenciam na velocidade do ciclista como peso total da bicicleta e arrasto (atrito) gerado pela mesma. As bicicletas desta modalidade são fabricadas com os materiais mais leves disponíveis atualmente. Além disso, elas não precisam ser tão resistentes a impactos como uma MTB ou uma bicicleta para Downhill o que possibilita utilizar tubos com secções menores.

Ciclismo de Estrada: Bike de Contrarrelogio

Todo o conjunto, do quadro ao câmbio traseiro, é desenhado para oferecer a menor resistência possível ao ar. Inclusive, sua geometria faz com que o ciclista aproxime os braços e cotovelos do tronco e tangencia com os joelhos o quadro da bicicleta melhorando assim sua aerodinâmica. A posição não é confortável e, por este motivo, não é recomendado atividades muito longas neste tipo de bicicleta.

Não use bicicletas de contrarrelógios em pelotões

As bikes de contrarrelógio são projetadas para permitirem ao ciclista obterem a maior velocidade possível. Para isso, conforto e dirigibilidade são sacrificados. No meio de um grupo, o risco de acidentes é maior e o fato da bike de contrarrelógio ser ruim para manobras torna a atividade ainda mais perigosa.

Compartilhar

0 0 votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Adoraríamos receber seu comentário neste post!x
()
x