Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

O que é uma bike de contrarrelógio?

Bicicleta de contrarrelógio
Categoria: Ciclismo Tags: ,

Contrarrelógio é uma prova de corrida pertencente ao ciclismo de estrada. Neste tipo de disputa, o vencedor é aquele que percorre determinado percurso no menor tempo.

Existem muitas diferenças entre provas realizadas individualmente ou em grupos. Pedalando em um pelotão, um ciclista pode economizar boa parte de sua energia em relação ao ciclista da frente devido ao aproveitamento do “vácuo” gerado pelo competidor. Neste tipo de prova, ter uma estratégia para aproveitar essas condições é quase tão importante como a preparação do ciclista em si.

Energia economizada pedalando em pelotões
Energia economizada pedalando em pelotões - High-Tech Cycling (1996) de E.R.Burke

Já nas provas de contrarrelógio, todos os ciclistas terão que realizar o mesmo esforço aerodinâmico, ou seja, não haverá vácuos a serem aproveitados durante a atividade. Também é possível competir em grupos no contrarrelógio. Nesse caso, as equipes correm agrupadas e considera-se o tempo do quarto ou quinto corredor que atravessar a linha de chegada.

CARACTERÍSTICAS DA BIKE DE CONTRARRELÓGIO

Existem diversos fatores que influenciam na velocidade do ciclista como peso total da bicicleta e arrasto (atrito) gerado pela mesma. As bicicletas desta modalidade são fabricadas com os materiais mais leves disponíveis atualmente. Além disso, elas não precisam ser tão resistentes a impactos como uma MTB ou uma bicicleta para Downhill o que possibilita utilizar tubos com secções menores.

Ciclismo de Estrada: Bike de Contrarrelogio
Ciclismo de Estrada: Bike de Contrarrelógio

Todo o conjunto, do quadro ao câmbio traseiro, é desenhado para oferecer a menor resistência possível ao ar. Inclusive, sua geometria faz com que o ciclista aproxime os braços e cotovelos do tronco e tangencia com os joelhos o quadro da bicicleta melhorando assim sua aerodinâmica. A posição não é confortável e, por este motivo, não é recomendado atividades muito longas neste tipo de bicicleta. Elas também costumam ter rodas maiores e mais aerodinâmicas, guidão específico que permite ao ciclista assumir uma posição mais aerodinâmica, e um assento ajustável para o ciclista encontrar a melhor posição para maximizar a potência e a eficiência.

CURIOSIDADES

  1. As bicicletas de contra-relógio costumam ter rodas de disco, que são fechadas e aerodinâmicas para reduzir a resistência do ar. Essas rodas são caras e podem custar milhares e milhares de reais.
  2. A posição do ciclista em uma bicicleta de contra-relógio é muito mais aerodinâmica do que em uma bicicleta de estrada padrão. Isso significa que o ciclista fica mais inclinado para a frente, com os cotovelos apoiados em almofadas especiais no guidão, e com as mãos próximas uma da outra.
  3. Os ciclistas de elite que competem em provas de contrarrelógio podem usar capacetes aerodinâmicos especiais, que têm uma forma pontiaguda e cobrem completamente o rosto. Estes capacetes são chamados de “capacetes de triatlo”
  4. As bicicletas de contrarrelógio são frequentemente feitas de materiais leves e rígidos, como carbono ou alumínio.

PRINCIPAIS MARCAS

  1. Cervélo

  2. Trek

  3. Specialized

  4. Giant

  5. Pinarello

NÃO USE BICICLETAS DE CONTRARRELÓGIOS EM PELOTÕES

As bikes de contrarrelógio são projetadas para permitirem ao ciclista obterem a maior velocidade possível. Para isso, conforto e dirigibilidade são sacrificados. No meio de um grupo, o risco de acidentes é maior e o fato da bike de contrarrelógio ser ruim para manobras torna a atividade ainda mais perigosa.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você adicionou esse produto ao carrinho:

× Como posso te ajudar?