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O que são pneus tubeless?
O Tubeless é uma tecnologia que dispensa o uso de câmaras de ar no pneu da bicicleta.
Este sistema é composto pelo aro, fita, válvulas e um selante específico para este fim. O princípio de funcionamento é o mesmo, você irá inflar o pneu da bike pela válvula e o selante fará com que o ar não escape.[/vc_column_text][vc_single_image image=”4010″ img_size=”full”]
Vantagens
Resistente a Pequenos Furos
Nestes casos, o líquido selante irá vedar completamente a perfuração e talvez você nem perceba que furou.
Se a perfuração for muito grande ou o selante estiver seco, recomendamos que leve uma câmara de ar reserva. Assim, você poderá instalar a câmara e fazer a reposição do selante mais tarde e em local adequado.[/vc_column_text]
Menor Perda de Pressão
- Seu pneu não é tubeless ready;
- Seu pneu possui furos que não foram selados;
- Seu pneu não esta montado corretamente;
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Maior Aderência na Rolagem
Isso acontece pois haverá uma área bem maior de contato do pneu e seus cravos com a terra, aumentando assim o atrito na rolagem.[/vc_column_text]
Desvantagens
Não indicado para Cicloturismo
Custo Elevado
Modelos e Marcas
Selantes
Selante sem amônia com evaporação e secagem rápidas vedam furos e pequenos rasgos de até 3mm.
Consumo por roda:
2.0 – 2.1: de 80 à 100ml
2.2 – 2.3: de 100 à 120ml
2.4 – 2.5: de 120 à 150ml
Preço:
R$319/Litro[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_single_image image=”7148″ img_size=”full” label=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_column_text]Selante Stans Notubes
Possui cristais de diferentes tamanhos em sua composição e com capacidade de fechar furos de diversos tamanhos.
Consumo por roda:
1.0 e 2.4: de 60 à 90 ml por pneu
2.5 à 4.0: 90 à 120 ml por pneu
Preço:
R$450/Litro[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner]
Fitas
A fita para aro Stans n Tubes impede o contato do selante com os furos dos raios além de impedir a entrada de sujeita dentro da roda da bicicleta. Esta versão é compatível com os pneus mais largos das MTB.
Rendimento:
5 voltas em rodas aro 26
4 voltas em rodas aro 29
4,5 voltas em rodas aro 27,5
Preço:
R$313[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_single_image image=”7150″ img_size=”full” label=””][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_column_text]Fita de Aro Tubeless Algoo 25mm X 66m
Fabricada em material de alta qualidade, é resistente aos componentes dos selantes, a pressão interna e de impactos dos raios e nipples.
Rendimento:
4 voltas em aros 27,5 e 29
5 voltas em aros 26
Preço:
R$99[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Válvulas
Continental 2und: R$179,00
Vittoria 2und: R$119,00
Pneus
Chaoyang 29×2.20: R$169,90
Continental Race 29×2.20: R$249,99[/vc_column_text]
Instalação
- Esvaziar completamente a câmara de ar;
- Remover o pneu;
- Remover a câmara;
- Remover fita de proteção do aro;
- Aproveite para limpar o aro com um pano seco;
- Coloque a fita para tubeless com bastante pressão. Ela será responsável por vedar o aro;
- Faça um pequeno furo na entrada da válvula;
- Pegue a válvula para tubeless e coloque-a;
- Aperte a rosca da válvula com as mãos;
- Recoloque o pneu no aro deixando uma pequena parte para fora;
- Coloque o líquido selante conforme indicações do produto (em torno de 120 ml);
- Coloque o pneu totalmente dentro do aro;
- Aplique a pressão adequada com um compressor.
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Manutenção
Caso perceba muitos furos, pode ser hora de trocar o seu pneu. Já em relação ao selante, recomenda-se trocar com no máximo 6 meses após a aplicação.
Mesmo nos casos em que a bike não é muito utilizada, a manutenção precisa ser feita por o selante pode ter secado e perdido a eficácia.
Para trocar o selante é simples: basta abrir o pneu, raspar o selante antigo e colocar um novo.[/vc_column_text]
Convertendo para Tubeless
Para fazer esta troca, você também precisará colocar a válvula tubeless no lugar onde estava a câmara de ar. Ao instalar a válvula, você deverá passar a fita por toda a extensão do aro.
Após passar a fita, basta colocar a dose adequada de selante e enche-lo. Será necessário um pressurizador ou compressor para atingir a pressão correta, o que não seria possível com uma bomba comum de mão ou de pés.
Existem duas maneiras de aplicar o selante: pela lateral do pneu com ele vazio ou pela válvula. Para colocar pela válvula, você precisa desrosquear seu núcleo e injetar o líquido com um aplicador. Caso a válvula não possua um núcleo removível, será necessário utilizar uma seringa. Quando você rosquear a válvula, é natural que um pouco do ar saia – complete novamente o ar.
É recomendado na hora da montagem fazer a aplicação de selante pela lateral, e na hora de uma reposição pela válvula.
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Conclusão
Com a popularização desse tipo de tecnologia, a tendência é que os custos comecem a cair (iludido!?). Portanto, acreditamos que os pneus tubeless vieram para ficar![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
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