Sapatilhas para Ciclismo: para que servem?

sapatilhas para ciclismo
Categoria: Ciclismo, Mountain Bike, SpeedTags:

As sapatilhas para ciclismo costumam ser uma fonte de dúvidas para os ciclistas iniciantes. Além dos receios sobre as vantagens do seu uso, existe o medo em utilizar algo que o manterá “preso” a bike durante uma queda ou mesmo ao tentar descer da bicicleta.

Entretanto, todo aquele que busca performance, seja amador ou profissional, sabe que esse receio não se justifica pois as sapatilhas são projetadas para que se soltem automaticamente em casos de queda além de impedirem que os pés se soltem acidentalmente durante o pedal causando possível perda de controle da bike ou mesmo um acidente.

Além do quesito performance, as sapatilhas para ciclismo aumentam o conforto físico durante a atividade. Seu uso permite ao ciclista manterem um posicionamento correto de seus pés enquanto pedala resultando na prevenção de dores nos joelhos e articulações.

Existem, principalmente, dois modelos de sapatilhas no mercado: para mountain bike e para speed.

Qual sapatilha escolher: MTB ou Speed?

A cada ano, novas linhas trazem produtos mais leves, resistentes e mais adequados a sua modalidade. O sistema de fechamento também sofre frequentes melhorias para um uso mais seguro e satisfatório.

Sapatilhas para MTB

Os adeptos do mountain bike buscam controle total sobre suas bicicletas quando encaram trilhas fechadas e terrenos acidentados. As sapatilhas para mtb mantém os pés do ciclista preso ao pedal para que esse controle seja possível. Além disso, seu solado é capaz de resistir aos trancos da pedalada e possibilitam um ganho de performance em subidas se comparado a tênis comuns. Isso ocorre devido ao material do solado, normalmente mais duro, que permite uma transferência mais eficiente de energia dos pés para o pedal.

Sapatilhas para Speed

Já na modalidade speed, os praticantes encontram sapatilhas em que todos os seus componentes são projetados para o ganho de velocidade. Estas sapatilhas são extremamente leves e possuem design aerodinâmico que permitem reduzir o arrasto (atrito) durante a corrida. Seu solado é liso e seu sistema de fechamento otimizado para redução de atrito.

Muitos ciclistas, que começam a buscar pela primeira sapatilha, costumam preferir utilizar o modelo MTB para ambas as modalidades. Entretanto, a medida que se busca mais performance, é natural a aquisição de uma sapatilha especializada para cada tipo de bike.

Como funcionam as sapatilhas para ciclismo

Quando se pedala sem estar clipado, ou seja, sem a sapatilha presa ao pedal, faz-se força para empurrar os pedais quando estão na frente. Quando estão atrás, nós apenas acompanhamos o movimento. Esse tipo de pedal não é o mais adequado pois resulta em uma atividade pouco eficiente.

Com a sapatilha, faz-se força tanto para empurrar para baixo os pedais quando estão na frente como faz-se força para puxar os pedais para cima quando estão atrás. Com este tipo de movimento, é possível obter uma pedalada mais eficiente e com aplicação de força homogênea durante todo o trajeto.

Quais são as melhores marcas de sapatilhas para ciclismo

Seria quase impossível determinar quais são os melhores modelos e marcas de sapatilhas devido a grande variedade de opções com qualidade. Entretanto, algumas marcas costumam ser mais utilizadas por atletas profissionais como:

  1. Shimano
  2. Giro
  3. Specialized
  4. Nike

Compartilhar

00vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x