Strava

Já deve ter ouvido falar do Strava em seu grupo de amigos ou em pesquisas pela internet, certo?

O Strava é um aplicativo incrível que monitora suas atividades físicas — calcula a distância percorrida, mapeia o trajeto feito e conta o tempo gasto no exercício e de quebra funciona como uma rede social.

Se você entrou no mundo dos esportes agora, veja como usar o Strava para registrar suas atividades e encontrar estradas e trilhas compartilhadas.

Porque usar o Strava para registrar exercícios?

Se você anda apenas recreativamente ou entrou a pouco no mundo do esporte, é comum que queira saber seu desempenho ao terminar uma atividade.

Algumas informações como a distância percorrida, o tempo gasto, sua velocidade variando durante o trajeto, sua velocidade média e até – dependendo do dispositivo usado para a medição – os batimentos cardíacos durante o exercício podem ser gravados. Todas essas informações são importantes para quem procura melhorar o condicionamento físico e bater seus próprios recordes pessoais.

Seja tentando bater metas ou recordes, registrar as atividades esportivas é importante para acompanhar o desempenho do atleta. Se você conseguiu fazer aqueles cinco quilômetros hoje, talvez amanha consiga um pouco mais!

Como monitorar minhas atividades no Strava?

  1. Toque no guia Gravar;
  2. No ícone do meio, selecione o tipo de exercício (entre corrida, pedalada e caminhada);
  3. Toque em Iniciar.

Compartilhe suas Atividade

Ao invés de compartilhar aquele meme sem graça, que tal mostrar os amigos suas atividades e servir de inspiração para que outros se tornem mais ativos?

Compartilhe sua Atividade

Com que dispositivos o Strava é compatível?

Apesar de permitir a inserção dos dados mesmo após as atividades (manualmente), para que você não precise carregar o celular durante o exercício. O Strava é compatível com relógios inteligentes, pulseiras fitness e outros dispositivos para registro das informações.

Algumas marcas e modelos suportados são: Apple Watch, Samsung Galaxy Watch, Google Wear OS, Amazfit, Fitbit, Garmin, Cateye, Microsoft Band, Polar, Wahoo, entre outros.

Como conectar meu dispositivo ao Strava?

  1. Acesse o guia Perfil;
  2. Toque no ícone de engrenagem para acessar as Configurações;
  3. Selecione a opção “Aplicativos, Serviços e Dispositivos”;
  4. Toque em “Conectar um novo dispositivo ao Strava”.

Competição por segmentos

O Strava anunciou uma nova maneira de competir nos segmentos: o Local Legends. O recurso valoriza a consistência dos atletas, premiando quem registrar a maior quantidade de atividades em um segmento durante 90 dias. Não é uma competição baseada em melhor tempo, como os já tradicionais KOMs e QOMs, mas, sim, em regularidade.

O período de competição de 90 dias é uma janela medida a partir de cada dia, portanto, o caminho para o pódio do Local Legend pode mudar diariamente, com antigas atividades expirando e novas as substituindo. Dessa forma, os atletas terão que defender sua coroa de louros se quiserem mantê-la.
A maioria dos segmentos do Strava já faz parte da competição Local Legends e, com o explorador de segmentos do aplicativo para celular, os atletas podem ver onde conseguir seus louros.

Os atletas também podem conferir como estão classificados tocando na tela de detalhes do segmento para ver o seu total de atividades percorridas ali e do atleta que é o Local Legend atual. Além disso, para quem é assinante, é possível visualizar um gráfico de barras com todos os atletas para ter uma ideia de quão dura é a competição.

Como encontrar novos Segmentos?

  1. Toque na guia Explorar;
  2. Selecione Segmentos;
  3. Pesquise por um local ou os Segmentos próximos a você.

Clubes

Que tal montar um grupo e competir com sua galera?

Você pode criar um clube e convidar seus amigos ou entrar no clube da sua marca favorita que premia o numero #1 do ranking com R$100 todo mês, que tal? 🙂

Recursos Premium

Alguns recursos só estão disponíveis para quem tem a versão paga chamada Strava Premium.

Não chega a ser necessário mas, se você é um aficionado por dados e informações, talvez queira adicionar novas funcionalidades ao seu aplicativo.

Mapa de Calor
Mapa de Calor

Metas

Algumas pessoas, como eu por exemplo, são motivadas por metas. A versão paga permite que você defina uma meta para corrida, ciclismo e natação.

Mapa de Calor

Aqui você pode visualizar os locais em que frequenta com mais frequência. Quanto mais vermelho, mais utilizado o trecho.

Métricas Avançadas

A versão paga permite importar dados de frequência cardíaca e de potência para que o aplicativo analise a dimensão do seu esforço.

Mapa de Calor | heatmap
Mapa de Calor | Heatmap: Todas as atividades até o dia 02/09/2020

Comparativo entre Strava Gratuito X Pago

Recurso Versão Gratuita

Gravação de atividades: Sim
Suporte de dispositivo: Sim
Rede social: Sim

Recurso Versão Paga

Gravação de atividades: Sim
Suporte de dispositivo: Sim
Rede social: Sim
Planejamento de rotas: Sim
Competição nos segmentos: Sim
Painel de treinamento: Sim
Análise de frequência cardíaca e da potência: Sim
Métricas avançadas: Sim
Estabelecimento de metas: Sim
Controle de treinamento: Sim
Comparação de esforços: Sim
Beacon: Sim
Heatmaps personalizado: Sim
Vantagens oferecidas por parceiros comerciais: Sim
Suporte Premium: Sim


Posts Relacionados