Entretanto, para continuar evoluindo, a dificuldade dos treinos precisa ser alterada em alguns de seus aspectos: tempo, intensidade ou distância.
Vale ressaltar que nenhum treinamento é eficaz se não for realizado com frequência. O atleta de final de semana logo percebe que não há melhora em suas atividades.
Então, o que fazer?
A melhor maneira de obter resultados com rapidez e segurança é com o acompanhamento de um profissional da área. Ele irá elaborar a melhor rotina de treino de acordo com suas necessidades e objetivos.
Na impossibilidade de contratar um profissional, você pode – dentro dos seus limites – praticar alguns dos treinos abaixo:
Treino longo
Você pode optar por pedaladas com baixa intensidade de esforço físico mas com longas durações. Escolha um trajeto que não seja 100% plano e tente manter a respiração regular e constante.
Este tipo de treino irá melhorar sua resistência, o consumo energético e reduzir o desconforto em pedais mais longos.
Treino intervalado
Aqui, você irá intercalar séries em alta e baixa intensidade. Há diversos tipos de combinações que você pode realizar, mas por via de regra é necessário seguir um padrão durante o treino. Este padrão deve permitir que você mantenha um ritmo ao londo de toda a atividade sem ficar totalmente esgotado.
Exemplo:
- 10 minutos pedalando no plano para aquecimento.
- 3 ataques de 2 a 3 minutos, no ritmo mais forte que conseguir intercalados com intervalos do mesmo tempo, dê pedaladas leves para se recuperar.
- Realizar este treino em até 30 minutos.
Lembre-se, esta sugestão é uma regra geral para iniciantes. O ideal é que você consulte o seu profissional de Educação Física para elaborar o seu treino.
Este tipo de treino irá melhorar seu desempenho no pedal e trás diversos benefícios para seu sistema respiratório. Mas atenção, por se tratar de uma atividade de alta intensidade, dê um tempo para seu corpo se recuperar antes de repeti-lo.
Treino de Subida
Mesmo nos locais mais planos do Brasil, lá esta ela: a subida! Adicione em seu pedal alguns minutos de subida e busque fazê-lo de modo a exigir força do seu corpo. Aqui, na maioria das vezes, o adversário é sua mente. Você irá pensar em voltar ou descer da bike. Resista e vença o trecho que você escolheu para treinar.
Se por acaso não existir nenhuma subida em sua região, você pode optar por andar em uma cadência baixa de modo a simular uma pista com inclunação.
Realizar este treino com frequência irá te trazer mais força muscular e melhorar seu desempenho em qualquer tipo de subida.
Regras Gerais para Qualquer Treino
Tenha um sono de qualidade.
Cuidado com o aumento brusco de dificuldade.
Não negligencie os sinais de que é hora de se alimentar.
Use protetor solar e roupas com proteção UV.
Evite pedalar entre as 10:00 e as 16:00.
Hidrate-se!