Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

Tudo sobre Capacete de Ciclismo

Capacete de ciclismo
Categoria: Ciclismo, Componentes Tags:

Responsável em proteger a cabeça do ciclista nos casos de quedas e impactos, o capacete de ciclismo é um item indispensável para todos os entusiastas de bicicletas.

Confira algumas informações importantes que reunimos sobre capacetes de ciclismo.

É obrigatório usar capacete no ciclismo?

Pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o capacete de ciclismo, além de não ser um equipamento obrigatório, ele nem chega a ser mencionado pelo artigo 105 do código:

Art. 105
São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Consulta: 19/02/2021

Uma das justificativas, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o uso destes equipamentos não tem como ser fiscalizado porque não há como as bicicletas serem rastreadas.

Já em qualquer competição que utilize bicicletas, o capacete de ciclismo é um item de segurança obrigatório.

O capacete de ciclismo deve ser obrigatório?

Neste caso, nossa resposta é NÃO! Considerando em que estamos em um dos países com maior desigualdade social do mundo, muitos usam a bicicleta por obrigação, e não como opção de lazer. Para poupar a passagem de ônibus e sobrar um pouco a mais no fim do mês, muitos ciclistas têm como único acessório de proteção/conforto um par de chinelos.

Nossa luta deve ser em prol de cidades mais humanizadas, por um ambiente urbano mais favorável as pessoas com vias com limite reduzido de velocidade e com uma distribuição mais justa dos espaços. Faixas com prioridade ao transporte coletivo, calçadas, ciclovias, ciclofaixas e sinalizações adequadas.

Também devemos lutar pela redução da carga tributária para que todas as bikes possam sair de fábrica já com itens de segurança como freios a disco e/ou hidráulicos por exemplo.

Devo utilizar um capacete de ciclismo?

Só existe uma resposta a esta pergunta e ela é: SIM! No caso de uma queda, o capacete é o único equipamento entre o seu crânio e o chão. Seus materiais e formatos são projetados para reduzir o impacto e absorver parte da energia e movimento que seriam responsáveis para causar lesões permanentes no cérebro ou mesmo levar o ciclista a morte.

Além disso, ele também protege contra escoriações e cortes na região da cabeça e permite um melhor desempenho em provas de contrarrelógio, onde seu formato aerodinâmico reduz o arrasto (atrito) com o ar.

Como escolher o tamanho do capacete para ciclismo?

O tamanho do capacete esta relacionado à medida da circunferência da cabeça do ciclista. Evite modelos de tamanho único pois eles abrangem uma faixa muito grande de medidas, normalmente entre 54 e 62 cm.

De preferência aos modelos com regulagem atrás pois eles são mais seguros e permitem um encaixe perfeito.

Quais tecnologias devo buscar em um capacete de ciclismo?

Existem alguns capacetes que fornecem proteção adicional como os com a tecnologia MIPs BPS e a Wavecel:

capacete mips

MIPS BPS

O MIPs BPS é um sistema de proteção cerebral contra forças rotacionais, ou seja, impactos que forçam o nosso cérebro a girar durante uma queda. Este tipo de situação é bastante comum e você deveria considerar o investimento de um capacete que forneça essa proteção adicional. Confira nosso post sobre a tecnologia MIPs BPS para saber um pouco mais.
Wavecel

WaveCel

A WaveCel é uma tecnologia da Trek, presente nos capacetes mais modernos da marca Bontrager, que consiste em uma estrutura que reveste o interior do capacete. Esta estrutura é projetada para absorver a energia de impactos com bastante eficiência. Além disso, ele também rotaciona fornecendo proteção extra contra diversos tipos de quedas.

Como usar o capacete de forma correta?

Medida Capacete Ciclismo

O capacete deve estar bem firme e centralizado na cabeça. Para isso, utilize os ajustes laterais e traseiros para corrigir sua posição. Se não estiver habituado em seu uso, você pode utilizar um espelho para conferir se o capacete esta conforme a imagem abaixo.

Movimente sua cabeça para frente e para trás para verificar que o capacete esta firme e não se move com o movimento.

Tipos de capacete no ciclismo

Tipos de Capacetes de Ciclismo

Cada modalidade possui suas próprias características e isso influência diversos aspectos do capacete como aerodinâmica, conforto, proteção e ventilação.

As principais diferenças são:

Capacete de Speed

Para quem busca velocidade, o capacete deve ser aerodinâmico e o mais leve possível.

Capacete de Mountain bike

São capacetes leves e rígidos. Devem oferecer ainda mais segurança que os de speed pois as quedas são mais frequentes.

Capacete de Downhill

Por ser um esporte radical, a segurança é sua principal atribuição. Baseado nos capacetes de motocross, os capacetes de downhill protegem do queixo a nuca.

Capacete de BMX

Estes modelos são desenhados para darem maior proteção ao queixo e à nuca devido aos saltos e manobras extremamente perigosos.

Como fazer a manutenção do capacete de ciclismo?

Inspecione regularmente seu capacete em busca de avarias e sinais de dano no material. Caso tenha sofrido uma queda com ele ou encontrado algo de anormal em sua estrutura, troque-o imediatamente.

Estes capacetes são projetados para absorverem energia de impactos. Esta absorção pode ser na forma de deformação em sua estrutura ou rompimento do próprio material. Pode haver danos internos que não são visíveis a olho nu e, por este motivo, ele deve ser trocado em casos de queda, mesmo se apenas derrubado no chão.

Cuidados

  • Limpe as entradas de ar
  • Limpe e lave a forração
  • Após a lavagem, deixe-o secar à sombra e em local arejado
  • Ao guardar seu capacete, não o deixe exposto ao sol

Qual o prazo de validade de um capacete?

A vida útil de um capacete esta relacionada a impactos e cuidados. Pode ser que seu capacete dure bastante tempo ou ele pode durar nem uma semana.

Se não ocorreram quedas e impactos diversos, observa as espumas e forração. Se elas já estiverem moles, significa que o capacete deve ser trocado.

Foto da Capa por Coen van de Broek em Unsplash

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You've just added this product to the cart: