Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

Você quer pedalar mas sua mente pensa em desistir

Intenções de Implementação
Categoria: Ciclismo, Treinos Tags:

Você já passou por uma jornada difícil e quis desistir? Seja em um passeio longo ou um treinamento intervalado, isso é totalmente normal e acontece com todas as pessoas.

Diversos fatores podem fazer com que determinada atividade seja considerada difícil mas a principal delas é a nossa mente dizendo não ser possível completá-la. Isso ocorre principalmente com iniciantes no ciclismo quando tentam iniciar uma rotina de treino.

Então, como continuar seguindo em frente quando nossa mente só pensa em parar?

Há uma estratégia prática e importante que o ajudará a continuar seguindo em frente de modo que você possa concentrar suas forças apenas no pedal e não questionando sua força de vontade.

Essa estratégia é conhecida como “Intenções de Implementação” ou plano “se-então”.

O que são Intenções de Implementação?

Intenções de implementação são métodos simples mas poderosos que te ajudam a se manter fiel aos seus planos e alcançar seus objetivos.

Uma intenção de implementação significa criar um plano de como você responderá em um determinado momento a situações que te desmotivem. Nesse caso, a uma pedalada muito dura ou a uma subida muito forte, que o levará a querer desistir.

Cada plano “se-então” será elaborado para atingir uma meta específica. Para isso, é necessário que você identifique pensamentos e sentimentos específicos que ocorrem durante sua atividade e como você reagirá a ela.

Por exemplo, “se estou sentindo isso … então farei isso”.

Esse planejamento é importante porque ajuda a formar uma imagem mental do que você precisa fazer para quando sentimentos ruins ou a vontade de desistir aparecer. Dessa forma, em vez de perder tempo e energia pensando em uma solução, você já saberá como agir de antemão.

Elaborando um plano para não desistir do pedal

mente só pensa em desistir
1.

Defina uma meta para o seu passeio e anote-a.

2.

Identifique os pensamentos e sentimentos que você enfrenta com mais frequência quando tenta alcançar esta meta. Esta é a parte “se” de seu plano “se-então”. Seja o mais específico possível.

3.

Encontre uma resposta para reduzir os efeitos desses pensamentos e sentimentos. Esta é a parte “então” do plano “se-então”.

Por exemplo:

  • Se eu questionar minha sanidade ou por que estou fazendo isso … então vou me lembrar que estou fazendo isso porque quero atingir meu primeiro 100km.
  • Se eu achar que esta pedalada é muito longa … então vou me concentrar em 30 minutos de cada vez.
  • Se o passeio está ficando enfadonho e monótono … então vou me recordar dos trechos e locais mais interessantes do trajeto.
4.

Revise seu plano antes de iniciar a pedalada.

A estratégia é infalível?

Na maioria dos casos, não atingimos nossos objetivos mesmo tendo boas intenções. A dificuldade em agir pode ser explicada porque, além dos esforços normais da atividade que desejamos executar, existem muitos outros desafios a serem superados: o clima, a família, a falta de tempo e a vida social além de muitos outros obstáculos que ficam em nosso caminho.

Ter uma estratégia para lidar com estes obstáculos pode fazer com que, inconscientemente, passemos a tomar decisões de como se comportar antes mesmo desses eventos ocorrerem.

Se uma de suas metas consiste em acordar cedo aos domingos para pedalar, um plano para lidar com a preguiça pode fazer com que, com o tempo, você acorde e automaticamente se prepare para o pedal sem se distrair com pensamentos e forças negativas.

Conclusão

É normal sentir que não poderemos continuar quando estamos fazendo alguma atividade física, principalmente no ciclismo. Todos nós já passamos por isso.

Mas, se você criar um plano “se-então”, ele o ajudará a gerenciar os pensamentos e sentimentos que o atrapalham a cumprir as suas metas.

No final, você descobrirá que é capaz de superar seus limites físico e mentalmente.

Outros assuntos sobre Ciclismo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You've just added this product to the cart: