tipos de treinos para iniciantes no ciclismo

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Cross

Seja no speed seja no MTB, consistência é a chave para o sucesso de ciclistas profissionais ou amadores.

Confira três sugestões de treinos para evoluir no ciclismo:

Treino longo

Você pode optar por pedaladas com baixa intensidade de esforço físico mas com longas durações. Escolha um trajeto que não seja 100% plano e tente manter a respiração regular e constante. Este tipo de treino irá melhorar sua resistência, o consumo energético e reduzir o desconforto em pedais mais longos.

Treino intervalado

Aqui, você irá intercalar séries em alta e baixa intensidade. Há diversos tipos de combinações que você pode realizar, mas por via de regra é necessário seguir um padrão durante o treino.  Este padrão deve permitir que você mantenha um ritmo ao londo de toda a atividade sem ficar totalmente esgotado. Exemplo:

10 minutos pedalando no plano para aquecimento. 3 ataques de 2 a 3 minutos, no ritmo mais forte que conseguir intercalados com intervalos do mesmo tempo, dê pedaladas leves para se recuperar. Realizar este treino em até 30 minutos.

Este tipo de treino irá melhorar seu desempenho no pedal e trás diversos benefícios para seu sistema respiratório.  Mas atenção, por se tratar de uma atividade de alta intensidade, dê um tempo para seu corpo se recuperar antes de repeti-lo.

Treino de Subida

Mesmo nos locais mais planos do Brasil, lá esta ela: a subida! Adicione em seu pedal alguns minutos de subida e busque fazê-lo de modo a exigir força do seu corpo. Aqui, na maioria das vezes, o adversário é sua mente. Você irá pensar em voltar ou descer da bike. Resista e vença o trecho que você escolheu para treinar. Se por acaso não existir nenhuma subida em sua região, você pode optar por andar em uma cadência baixa de modo a simular uma pista com inclunação. Realizar este treino com frequência irá te trazer mais força muscular e melhorar seu desempenho em qualquer tipo de subida.