Vacina SALVA vidas. Vacine-se!

Ciclismo de Estrada

O que é o Ciclismo de Estrada?

O Ciclismo de Estrada engloba as modalidades praticadas no asfalto, ou no caso de velódromos, em outros tipos de pisos lisos como os de madeira.

História

Em 31 de maio de 1868, em Paris, ocorreu a primeira disputa envolvendo uma bicicleta. Nascia assim o ciclismo de estrada.

A disputa foi vencida pelo britânico James Moore sendo considerado o primeiro ciclista a vencer uma prova. No ano seguinte, Moore venceu a primeira prova envolvendo cidades. Ele levou 10h25 para percorrer os 123 quilômetros que separam Paris e Rouen.

A popularidade do esporte cresceu e o fez integrar a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, ocorridos em Atenas/1896. Na primeira disputa, os competidores largaram em Atenas, foram até a cidade de Maratona e retornaram a capital grega.

Exceto pelas edições de Paris/1900, St. Louis/1904 e Londres/1908, o ciclismo de estrada esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos. As mulheres só entrariam na disputa a partir de Los Angeles/1984 com uma prova individual de estrada.

Quais são as Bicicletas de Estrada?

Cada modalidade possui bicicletas específicas, geralmente adaptadas para redução de peso e melhor aerodinâmica. Os quadros são de carbono e outros materiais leves. Além disso, o guidão costuma ser mais baixo para permitir ao ciclista economizar energia e possui curvaturas para permitir ao atleta encontrar diferentes posições para as mãos. Os pneus são bem finos para reduzir o atrito mas faz com que as bicicletas de estrada sejam adequadas apenas para terrenos pavimentados.

Bikes de Contra-Relógio

São bicicletas projetadas para atender a necessidade por velocidade. São inadequadas para percursos sinuosos ou montanhosos e não devem ser utilizadas em pelotões devido as dificuldades em manobras na pilotagem.

Bikes Gravel

As Gravel são bicicletas híbridas que combinam o melhor do speed com o melhor do MTB. Com elas, é possível sair do asfalto e encarar terrenos mais acidentados devido aos pneus mais largos e adaptados.

/