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Bicicletas Elétricas no Brasil

Bicicleta Elétrica
Categoria: Ciclismo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Bicicleta elétrica é uma bike equipada com motor acoplado em uma das rodas ou ao pedivela e à bateria. Além das vantagens de uma bicicleta convencional em relação aos meios de transporte convencionais, sua versão motorizada permite fazer percursos maiores e proporcionar mais acessibilidade.[/vc_column_text][vc_single_image image=”3854″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp”][vc_column_text]A bicicleta elétrica no Brasil vem ganhando espaço na mobilidade urbana e apresenta um crescimento acelerado no ciclismo de montanha e ciclismo de estrada.[/vc_column_text][vc_column_text]Sua circulação é permitida em ciclofaixas e ciclovias e possui uma potência nominal máxima de 350 Watts, velocidade máxima de 25 km/h, funcionamento do motor apenas se o ciclista pedalar – não dispondo de acelerador – e possui como obrigações legais (Resolução 465 do Contran) serem dotadas de indicadores de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados, pneus em condições mínimas de segurança e uso obrigatório de capacete.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

Como e porque incentivar Bikes Elétricas

[vc_column_text]Estas magrelas motorizadas têm se apresentado como uma alternativa promissora para o transporte de pessoas e cargas por serem práticas e ágeis. Aliada à sustentabilidade ambiental e econômica seu uso reduz o número de carros em circulação contribuindo com a redução de gases de efeito estufa e ruídos da cidade.[/vc_column_text]

Ela dá muita confiança para ir a qualquer lugar, tendo ou não ciclovia no caminho. Independentemente do terreno você está numa velocidade mais próxima dos outros veículos.

Descobri quanto necessário é uma ciclovia. Percebi falta de espaços para estacionar a bicicleta em clubes e prédios comerciais.

Comparativo: Aluguel Bicicleta Elétrica VS Compra

[vc_single_image image=”3900″ img_size=”full” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_column_text]A E-Moving, empresa pioneira na locação de bicicletas elétricas em São Paulo, fez uma simulação comparando os custos em se manter uma bicicleta elétrica nova, como seguro, manutenção semestral, troca de bateria com 18 meses e compra de uma trava U, com a mensalidade de uma bike elétrica em um modelo de assinatura.

Considerando o valor da bike nova em R$4000.00 e a mensalidade em R$289.00, o modelo de assinatura é mais vantajoso, do ponto de vista financeiro, até o trigésimo mês.

Nos parece uma escolha muito interessante ainda mais considerando difícil encontrar uma bike elétrica por “apenas” 4 mil reais.[/vc_column_text]

Os Desafios da Bicicleta Elétrica no Brasil

Impostos

[vc_column_text]O mercado tem trazido bastante variedade e soluções cada vez melhores e mais eficientes como a Shimano EP8, mas ainda há muito que ser feito em relação a políticas públicas. As bicicletas elétricas no Brasil sofrem elevadas taxas e impostos como:[/vc_column_text][vc_column_text]20% Imposto de Importação
35% IPI
2,1% PIS/Pasep
9,65% Cofins
18% ICMs
Impostos para empresas fora da Zona Franca de Manaus[/vc_column_text][vc_column_text]Esses impostos são mais elevados do que os aplicados a automóveis (13% IPI), bebidas alcoólicas como whisky (30% IPI) e artigos de tabacaria (30% IPI). Faz sentido? O imposto da bicicleta chega a ser superior ao aplicado a bombas, granadas e torpedos que é de apenas 20% de IPI![/vc_column_text]

Dados e Estatísticas sobre Bikes Elétricas

[vc_column_text]Levantar dados oficiais sobre o mercado de bicicletas elétricas é quase uma missão impossível no Brasil. As informações abaixo foram elaborados pela Aliança Bike, Multiplicidade e Lamob com patrocínio do banco Itaú e pode ser encontrando na íntegra aqui.[/vc_column_text][vc_single_image image=”3902″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_single_image image=”3903″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_single_image image=”3904″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_single_image image=”3905″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_single_image image=”3906″ img_size=”full” add_caption=”yes” animation_type=”slideInUp” label=””][vc_column_text]De acordo com esse levantamento sociodemográfico inédito, o usuário típico de uma bike elétrica é homem, branco, de renda alta, entre 30 a 49 anos, residente do Sudeste e predominantemente no estado de São Paulo.[/vc_column_text]

Gestão e Aplicação da Amostragem

[vc_column_text]Pesquisa Quantitativa, por questionário estruturado e online, criada em março de 2020 e aplicada entre os dias 22 de maio e 23 de junho de 2020. Como estratégia de amostragem, o questionário foi enviado a fabricantes e lojistas de bicicletas e solicitado para que fosse repassado a seus clientes. Desta forma, a amostra não é representativa da população em geral.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]

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